Versáteis e cheias de bossa, os arquitetos Daniele Guardini e Adriano stancati operam com bom gosto a arte de arquitetar.

1. Como são desenvolvidos os projetos do escritório? Existe uma divisão de trabalho?

Os projetos são sempre bem mesclados, normalmente sou mais funcional e detalhista enquanto o Adriano costuma ser mais ousado e tecnológico, além disso, o escritório conta com uma equipe bem qualificada, sendo eu e o Adriano que somos arquitetos e sócios, 05 arquitetos, 03 estagiários de arquitetura e todos contribuem com a elaboração dos projetos.

Aos poucos e naturalmente os projetos residenciais e de decoração ficaram mais sob o meu comando e os corporativos e industriais sob o comando do Adriano, mesmo assim nós dois sempre estamos a par do que o outro está fazendo.

Não nos prendemos em um estilo único, procuramos sempre a opinião do cliente para contribuir numa melhor solução em relação a questões funcionais, ergonômicas, de conforto e estéticas.

2. Em projetos comerciais, como a arquitetura pode valorizar uma marca?

Muito! Um projeto bem elaborado deve estar em sintonia com o perfil da marca e do seu público alvo. Essa identificação entre o produto comercializado e a identidade visual do ambiente projetado é fundamental para a valorização da marca.

3. Qual a importância de mostras de decoração para profissionais do segmento?

As mostras são uma excelente ferramenta que usamos para experimentar novos produtos e novas soluções de projeto. Gostamos de usar as mostras como um verdadeiro laboratório de novidades.

4. Como os arquitetos vêm aproveitando a tecnologia desse século XXI em seus projetos? E nas construções?

Usamos a tecnologia sempre a nosso favor, o importante é usar da melhor maneira possível, buscando sempre novidades e se informando dos acontecimentos do mundo. Atualmente existem programas de última geração que são ferramentas que auxiliam muito na execução dos projetos, os programas criam imagens 3D que mostram ao cliente como ficará o projeto.

Também não podemos esquecer que o uso da internet é uma grande aliada, como; em pesquisas de materiais e fornecedores que buscam agilidade na execução do projeto e vídeo conferências buscando sempre agilidade na comunicação com o cliente.

A evolução dos materiais e dos sistemas construtivos é outro item de extrema importância e que temos que estar sempre nos atualizando. A cada dia recebemos novidades de materiais construtivos e de acabamentos cada vez mais evoluídos, com melhor desempenho e eficiência. Temos que estar sempre buscando essas novidades e nos adequando a essas evoluções .

5. Design pode ser sustentável?

Não tratamos a sustentabilidade como moda e sim como um conceito que está intrínseco a tudo que fazemos.

O design pode ser sustentável a partir do momento em que busca soluções de projeto e uso de materiais que agridam menos possível o meio ambiente.

Questões simples como energia solar, iluminação natural, ventilação cruzada, materiais menos poluentes, uso de materiais renováveis e reciclados, captação de água de chuva e cisternas para armazenamento dessa água, que depois é reutilizada, são questões que no nosso ver acontecem naturalmente e ajudam a amenizar o impacto do que fazemos ao planeta e tem que fazer parte de todos os projetos que criamos.

Existem vários recursos tecnológicos que ajudam o profissional na hora de desenvolver o projeto, otimizando recursos naturais e minimizando o uso, por exemplo, de iluminação artificial, climatização e água. Estes são itens indispensáveis para a execução de qualquer projeto de arquitetura que visa à sustentabilidade.