projetos residenciais
Alphaville Dom Pedro PrimulasDetalhes
Sobre o projeto
Elegância e sofisticação marcam essa residência projetada para um jovem casal com uma filha de 4 anos e um outro bebê à caminho, que adora receber os amigos. O projeto contemporâneo possui referências clássicas em simetria e porte, arrematados por revestimentos nobres de cores claras e neutras. Todos os ambientes possuem amplas janelas e portas para aproveitar a iluminação natural, que praticamente dispensa o uso da iluminação elétrica durante o dia. A integração da casa com a área social também foi privilegiada pelo pé direito duplo do living e as amplas portas que dão acesso à varanda e ao espaço gourmet. As dependências do casal (quarto, closet e sala de banho) foram contempladas com uma varanda e um jardim exclusivos, para garantir a privacidade.
Os destaques do imóvel nortearam o projeto desenvolvido quando o casal morava em Miami e faziam as reuniões com os arquitetos de Campinas por Skype. No living está a imensa lareira de 6,5 m de altura, executada em mosaico de mármore Piguês; a escada imponente revestida pelo mesmo mármore Piguês com o corrimão em aço inox e vidro; e a grande porta pivotante sob um painel de vidro que deixa à mostra o lustre da entrada.
No piso superior estão as quatro suítes amplas e uma mini copa em marmoglass com pia esculpida e armários de espelho, que servem de roupeiro e para esconder o frigobar e o microondas. Todos os quartos são com carpete e os banheiros das suítes dos filhos e a de hóspede, em porcelanato off white e marmoglass.
Interior
As cores claras e neutras, como o branco, cinza e off white, predominam. O piso para a área social interna foi escolhido o porcelanato off white, com brilho, em grande formato, fazendo o fundo para os destaques do living em mármore Piguês: a lareira de 6,5 m de altura e a escada. Foram selecionados móveis grandes para compor um ambiente sofisticado e elegante. Dois sofás cinzas em veludo e capitonê, as duas poltronas em shantung de seda prata e o tapete branco em seda de bambú delimitam o ambiente que fica integrado com a sala de jantar. A iluminação cênica evidencia os detalhes do ambiente e o torna mais aconchegante.
Na sala de jantar a mesa azul de 10 lugares é iluminada por um box de cristal. Ao fundo, a parede de 6,20m foi revestida por um papel de parede grego, com minerais (mica) incrustrados em tons de cinza, destacado pela iluminação. Abaixo foi projetado um gaveteiro branco e um armário de espelhos. As cadeiras em linho cinza e capitonê, fazem o link com o living.
No lavabo foi aplicado um papel de parede preto com arabescos prateados em relevo, que mantém a proposta do restante da área social. A pia, esculpida em silestone chrome cinza, ganha destaque com os objetos de prata e o pendente de iluminação.
O home theater, projetado para ser o ambiente mais frequentado da casa, possui iluminação indireta âmbar que dá um toque dramático ao ambiente de cores escuras como o cinza e o preto. O conforto dos moradores é garantido pelo grande futon sobre um tablado de madeira e o carpete. Para acomodar a TV e os equipamentos, os arquitetos projetaram um painel e um rack suspenso, ambos executados em preto.
Na sala de banho clean do casal foi escolhido o mármore Crema Marfil para a bancada de 3,5m, o revestimento da banheira e os detalhes do box. Durante o dia a luz natural entra pelas quatro janelas do ambiente, dispensando o uso da iluminação elétrica. A claridade se torna ainda mais agradável, pois é filtrada por persianas de tecido. À noite, os moradores podem acionar a iluminação direta e indireta no gesso, ou ainda as lâmpadas de led sobre a banheira e os chuveiros para um banho com cromoterapia.
O espaço gourmet e a varanda são uma extensão da casa. Para o espaço gourmet, foram escolhidos os mesmos revestimentos e cores da cozinha: Madeira, preto, vermelho e inox. Um balcão refrigerado foi instalado embaixo da bancada do espaço gourmet que possui ainda um churrasqueira de vidro e um forno de pizza à lenha. A bancada preta é iluminada por pendentes vermelhos e prateados combinado com as cadeiras vermelhas em alumínio injetado. Uma mesa de madeira de seis lugares faz o link com a varanda.
A varanda é integrada com o living por grandes portas de correr e uma pivotante, todas em vidro, e ao mesmo tempo com o espaço gourmet, mas são ambientes distintos. Na varanda foram colocados móveis em madeira de fibra, como as poltronas Xangai e o sofá-balanço que é preso no teto, que compõe um ambiente agradável e relaxante. A mesa de centro foi substituída por uma composição de quatro tocos de madeira, que permite outras configurações no caso de uma festa, por exemplo.